cu.rin.ga
s. m. 1. Carta que, em certos jogos, muda de valor, de acordo com a combinação que o parceiro tem em mão. 2. Gír. Maioral, mandão. Cfr. coringa.
Normalmente, o curinga é uma carta de conteúdo especial, com o desenho de um palhaço estilizado, às vezes com o escrito em inglês joker. Porém, em muitos jogos, outras cartas podem assumir o valor de curinga, como o dois no buraco. No jogo do poker, por exemplo, a carta muda de valor segundo a combinação de cartas que o parceiro tem na mão.
Por extensão, em muitas atividades são denominados "curingas" uma peça ou pessoa que possa assumir o valor de outras. Por exemplo, no futebol, um curinga é aquele jogador que atua em várias posições. Na informática, o "curinga" é aquilo que pode significar quaisquer caracteres numa palavra. Os símbolos mais comuns são o asterisco (*) e, no banco de dados, a porcentagem (%). Por exemplo: a pesquisa por "aba*" traz palavras começadas com "aba" e com qualquer terminação. Já "%ab%o" pode significar, por exemplo, "abraço" ou "tabaco".
Texto: Wikipédia
Fotografias: Jheferson Henrique
4 comentários:
Esse post me deixou triste, me lembrei do Coringa do Batman que morreu. :(
Mas pq esse gosto peculiar pelo coringa?
Desde criança sou encantado e ao mesmo tempo temo essa figura. Acho um ser mágico, poético e, misterioso.
Gostei do post, tb acho a figura do Coringa interessante... acho tb q é a única figura de palhaço q eu gosto.
E as fotos, como sempre, ficaram muito boas!
Parabéns!
Postar um comentário